CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL: SAIBA COMO FUNCIONA
Você já ouviu falar da carteira de
trabalho digital? Ela existe desde 2017, mas só passou a substituir a carteira
de papel recentemente, após regulamentação.
A funcionalidade da carteira de
trabalho digital continuará sendo a mesma da carteira de trabalho de papel, com
a diferença de que o governo poderá cruzar os dados trabalhistas com
informações referentes às outras instituições importantes para os trabalhadores,
o que vai agilizar e facilitar na hora de requerer benefícios.
Mesmo que a carteira de trabalho
digital substitui a carteira de trabalho física, é recomendado que o
trabalhador guarde o documento físico para futura comprovação dos vínculos
empregatícios, visto que podem ter dados incorretos no novo tipo de carteira.
Os trabalhadores podem habilitar o
documento pela internet. (https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital)
ou baixar o aplicativo da carteira digital para android pelo link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.carteiradigital&hl=pt_BR&gl=US.
Mas atenção! Se você já tem a
carteira de trabalho convencional, não precisa se preocupar em solicitar a
digital imediatamente. Só será necessário emiti-la caso ocorra a necessidade de
imprimir uma segunda via.
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que
iremos responder todas as dúvidas.
Reflita: você tem direitos e precisa conhecê-los.
ALCANTARA &
PAGANI ADVOCACIA
André Luiz Pagani
OAB/SP 414113
Comentários
Postar um comentário